Luisão se revolta e critica falta de rigor em caso de preconceito contra Vinícius Júnior
- 25/04/2026
Nesta sexta-feira (24), a Uefa anunciou a suspensão de seis jogos para o argentino Gianluca Prestianni, que no mês de fevereiro se envolveu em um caso de preconceito contra Vinícius Júnior durante Benfica x Real Madrid, pela Champions League.
Apesar da acusação de racismo, o jogador foi punido por homofobia. Vini alegou ter sido ofendido de “mono”, que significa macaco em português, mas o atleta do Benfica argumentou que chamou o brasileiro de “maricón”, um termo considerado homofóbico.
Diante disso, o Comitê de Controle, Ética e Disciplina da Uefa decidiu puni-lo por “conduta discriminatória”, sendo homofobia o motivo exato da penalidade.
Luisão critica decisão da Uefa
Ídolo do Benfica, o ex-zagueiro Luisão se pronunciou nas redes sociais e criticou a decisão da Uefa: “Alguém acredita que uma reação daquele nível (de revolta dos jogadores do Real Madrid) acontece por isso? Cada um tire suas conclusões. Não estou aqui para apontar culpados sem provas. Mas também não dá para ignorar o que o futebol mostra, ano após ano. Quem vive o jogo sabe“, escreveu ele.
“Deixa no ar uma sensação desconfortável de que, no futebol, ainda existe uma espécie de hierarquia do preconceito, como se alguns fossem tratados com mais rigor do que outros”, complementou Luisão.

Vinícius Júnior se tornou alvo de uma triste rotina de preconceitos no futebol europeu. Ao longo dos últimos anos, o atacante revelado pelo Flamengo conviveu com diversos casos de crime racial.
Vinícius Júnior alegou racismo em Portugal
No jogo em questão, que aconteceu no dia 17 de fevereiro, Vini marcou um golaço no Estádio da Luz e comemorou ‘bailando’ perto da bandeirinha. A partir disso, uma confusão começou no campo e Prestianni teria pronunciado palavras racistas contra o brasileiro.
Kylian Mbappé se revoltou de imediato ao ouvir as palavras e protestou. Depois da partida, o francês garantiu que ouviu o argentino chamar Vinícius de “macaco”.




