Internacional avalia retorno do volante Fernando e aguarda decisão do atleta para a temporada 2026
- 27/12/2025
Depois de começar 2025 de maneira animadora, conquistando o Campeonato Gaúcho de forma invicta diante do maior rival, o Internacional perdeu desempenho ao longo do ano. O time acabou eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores e só conseguiu se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro na rodada final.
Em razão da 16ª colocação no Brasileirão, o Colorado ficará fora das competições continentais em 2026. Assim, disputará apenas torneios estaduais (Campeonato Gaúcho e Recopa Gaúcha), regionais (a primeira edição da Copa Sul-Sudeste) e nacionais (Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil).
E para voltar a brigar por títulos nacionais na próxima temporada, o Colorado pensa em melhorar seu elenco, com um dos alvos sendo um jogador com passagem recente pelo clube que, embora com idade avançada para o futebol atual, tem o carinho dos torcedores, que ficaram insatisfeitos com sua saída.
Inter criou um vínculo afetivo com o volante Fernando
O atleta em questão é o volante Fernando que, afastado dos gramados desde 1º de junho, avalia se aceita retornar à atividade. O clube aguarda uma definição e, caso a resposta seja positiva, o Beira-Rio surge como uma das possibilidades para o jogador de 38 anos na próxima temporada.
O meio-campista analisa a situação ao lado da família, em Goiânia, onde passa as festas de fim de ano. Mesmo antes da lesão no joelho direito, já havia dúvidas sobre a continuidade da carreira em 2026.

O vínculo afetivo com o Internacional fez Fernando considerar a proposta, e a incerteza de antes diminuiu. Ele passou a admitir a chance de jogar por mais uma temporada. Durante o período afastado, o atleta também recebeu consultas de outros clubes. Fluminense, Botafogo, Bahia e Cruzeiro procuraram informações sobre seus planos.
Fernando não atua desde a derrota para o Fluminense
Caso opte pelo retorno aos gramados, o Internacional terá prioridade. No acordo de rescisão firmado em agosto, ficou estabelecida uma cláusula que garante preferência ao clube gaúcho caso o volante decida voltar a atuar.
A última atuação do camisa 5 foi na derrota para o Fluminense, no Beira-Rio. Dois meses depois, clube e jogador acertaram a rescisão contratual. Atualmente, o volante mantém a forma física com treinos funcionais.




