Flamengo é assombrado por 2023 e aumenta derrotas em 200% na comparação com ano problemático
- 02/02/2026
Nem o torcedor mais pessimista do Flamengo esperava um cenário tão estranho neste início de 2026. Em quatro jogos com titulares, a equipe de Filipe Luís venceu apenas o Vasco e amargou três derrotas seguidas para Fluminense, São Paulo e Corinthians.
Imediatamente, a situação gera comparações com 2023, quando o Rubro-Negro veio deu um ano vencedor e acabou não conquistando nada. E um dado que pode acender o alerta é que o elenco atual registra uma frequência de 200% a mais de derrotas em relação ao Fla de Vítor Pereira no mesmo período.
Na ocasião, o técnico português teve apenas uma derrotas, um placar de 4 a 3 desfavorável contra o Palmeiras na Supercopa. Já em 2026, Filipe Luís acumula o triplo de resultados negativos no Campeonato Carioca, Brasileirão e a Supercopa Rei frente ao Corinthians.
Filipe Luís não vê comparações no Flamengo
Mesmo com o salto negativo de derrotas e o questionamento neste início de ano, Filipe Luís acredita que as situações são diferentes. “Não tem nada a ver uma temporada com a outra. São derrotas com contextos diferentes, eu tenho que ser sincero com a análise“, iniciou ao falar em coletiva após derrota em Brasília.
“Nosso time estava bem, o plano de jogo estava entrando, os jogadores encontrando soluções, pressionando, o Corinthians não conseguia jogar. E o gol do Corinthians veio igual veio na final da Libertadores para a gente. Futebol é essa linha fina entre vitória e derrota“, seguiu em análise.

No fim, Filipe Luís novamente rechaçou comparações. “Foi um jogo igualado, se comparar 2023 aí vai começar crise, catástrofe, e eu preciso do contrário: estabilidade, tranquilidade, entender por que perdemos e continuar com o apoio do torcedor. Quarta-feira precisamos mais do que nunca deles“, completou.
Pensar no Campeonato Brasileiro
Tentando esquecer 2023 e seguir o caminho de vitórias apresentado na temporada passada, o Flamengo entra em campo na próxima quarta-feira (04/02), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
No Maracanã, o Rubro-Negro recebe o Internacional às 19h. No próximo sábado (07), também no Maraca, o Fla muda o disco para enfrentar o Sampaio Corrêa, pela última rodada do Cariocão.




