Exclusivo: Inter consultou sete treinadores antes de encaminhar contratação de Eduardo Baptista

  • 22/09/2026
Direção colorada realizou novas investidas durante a busca pelo substituto de Paulo Pezzolano; técnico do Criciúma está fechando com o clube.

A busca do Internacional por um novo treinador passou por sete nomes antes de a direção colorada encaminhar a contratação de Eduardo Baptista. Após a demissão de Paulo Pezzolano, o clube realizou diferentes contatos e enfrentou recusas, sondagens e dificuldades contratuais até chegar ao atual comandante do Criciúma.

O levantamento mostra que Eduardo Coudet, Jair Ventura, Luis Zubeldía e Maurício Barbieri foram procurados em duas oportunidades cada. Diego Aguirre recebeu uma investida, enquanto Rafael Lacerda e Enderson Moreira foram apenas sondados. Com exceção dos nomes que ficaram somente na consulta inicial, os demais recusaram as investidas do Internacional.

Sete treinadores foram procurados pelo Inter

Eduardo Coudet apareceu duas vezes no planejamento da direção colorada. O argentino já possui histórico no clube e experiência no futebol brasileiro, mas não houve avanço para um retorno ao Beira-Rio. A alternativa acabou não se concretizando durante a procura.

Jair Ventura também foi procurado em duas oportunidades. O treinador do Vitória agradava pelo histórico de assumir equipes em situação delicada na zona de rebaixamento e conseguir mantê-las na Série A. Mesmo assim, não aceitou a primeira investida, e a negociação não avançou.

Luis Zubeldía, considerado ficha 1 em parte das avaliações internas, recebeu duas abordagens. O principal obstáculo estava relacionado ao tempo de contrato e à disposição do argentino para assumir o trabalho. Apesar do interesse colorado, a negociação foi tratada como difícil.

Maurício Barbieri completou o grupo de treinadores procurados em duas oportunidades. O profissional conta com a admiração de Abel Braga, com quem trabalhou no Vasco em 2023, mas possui vínculo com o Juventude, que disputa a Série B e luta pelo acesso. A situação contratual dificultou o acordo.

Rafael Lacerda e Enderson Moreira foram sondados

Diego Aguirre também esteve no radar do Internacional e recebeu uma investida. O uruguaio tem experiência no clube e no futebol brasileiro, mas não houve avanço para a contratação. Rafael Lacerda, da Chapecoense, foi sondado pela direção, porém o contato não evoluiu para uma proposta oficial.

Enderson Moreira foi outro nome consultado durante o mapeamento. Assim como ocorreu com Lacerda, a movimentação ficou no estágio de sondagem. A direção ampliou as alternativas diante das dificuldades para convencer os profissionais inicialmente priorizados.

A sequência de contatos evidencia o desafio enfrentado pelo Inter para encontrar um treinador disposto a assumir o clube em meio à crise esportiva. A direção precisava conciliar a urgência de uma reação no Brasileirão com a vontade dos profissionais, as condições contratuais e a necessidade de iniciar rapidamente um novo trabalho.

(Foto: Reprodução)

Eduardo Baptista é o nome encaminhado

Depois das tentativas com os demais treinadores, Eduardo Baptista passou a ser o nome mais próximo de assumir o Internacional. O acordo está muito bem encaminhado, e o clube pode pagar uma multa de R$ 600 mil ao Criciúma pela contratação do profissional.

A atualização mais recente indica que Eduardo Baptista está fechando com o Colorado e pode ser anunciado ainda nesta terça-feira (22). A oficialização depende da conclusão dos últimos detalhes, já que o treinador ainda comandará o Criciúma contra o Operário.

A direção do Criciúma afirma que ainda não foi notificada oficialmente, embora o presidente destaque a boa relação que possui com Alessandro Barcellos. A negociação precisa ser formalizada entre os clubes antes do anúncio definitivo.

Inter busca reação na reta final do Brasileirão

A possível chegada de Eduardo Baptista ocorre em um momento crítico para o Internacional. O Colorado está na zona de rebaixamento e precisa reorganizar o time após a saída de Paulo Pezzolano. O novo comandante terá a missão de recuperar o desempenho da equipe e buscar uma reação nas rodadas restantes.

O Inter volta a campo no dia 7 de outubro, contra o Corinthians, no Beira-Rio, pela 29ª rodada do Brasileirão. O período até o confronto será importante para o novo treinador conhecer o elenco, definir o modelo de jogo e preparar a equipe para a luta contra o rebaixamento.

Depois de consultar sete treinadores, a direção colorada está próxima de concluir a busca por um novo comandante. Eduardo Baptista pode ser anunciado ainda hoje, encerrando um processo marcado por recusas e negociações difíceis nos bastidores do Beira-Rio.

FONTE: https://br.bolavip.com/internacional/exclusivo-inter-consultou-sete-treinadores-antes-de-encaminhar-contratacao-de-eduardo-baptista


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Cadeira Cativa

Zé Neto e Cristiano

top2
2. Imagina Eu

Eduardo Costa

top3
3. Me ama ou me larga

Simone Mendes

top4
4. P do pecado

Grupo Menos é Mais, Simone Mendes

top5
5. Opa cadê eu

Clayton e Romario

Anunciantes